20 agosto 2007

Só o dono sabe

Tem uma música que o Zeca Pagodinho canta (não sei quem a escreveu) que é muito verdadeira. O verso principal da canção diz “Só o dono da dor, sabe o quanto dói”. Sei bem que a verdade é relativa, como já escrevi, mas esta frase é quase absoluta.
Estava eu cheio de pesares no pensamento, lamentando fatos que acontecem na vida e sobre os quais a gente não tem poder de mudar. Nisso, me vem ao encontro um colega de trabalho.
Sei que ele tem algum tipo de problema com a pequena filha, mas nunca tive a chance de perguntar o que era. Um amigo nosso em comum, tinha me dito que a menina de cerca de três anos tinha algum tipo de câncer.
Foi então que questionei sobre a filha. Ele abriu dizendo que estava como sempre, que era assim mesmo, uma luta diária, sem saber ao certo qual seria o resultado. Mas ele e esposa continuavam na luta.
Perguntou-me se eu tinha filhos. Respondi que adoro crianças, mas que no momento não tenho lá grandes condições para tal, mas que era, sim um grande sonho.
Ao me responder, ele disse.
- Foda cara, é que vimos ela nascer, crescer. Ela chamava papai e mamãe. Eu senti o gostinho de ser pai, sabe. E agora que ela está em coma há sete meses, é bastante duro. A gente sonha que vão encontrar um novo remédio, ou coisa do tipo. Mas é muito doloroso.
Lembra, quando falei que estava eu com meus problemas?? Ah, deixei-os de lado e tentei sentir o que ele passava. Doeu bastante em mim, me imaginar naquela situação.
Mas para esse meu colega e para sua esposa, a dor deve ser bem maior.

Nenhum comentário: