17 agosto 2007

Tudo é uma questão de referência

Adorava filosofia quando estava nas cadeiras da faculdade. Quem me dava aula era uma velhinha (mas bem velhinha mesmo) toda terça-feira. Nos primeiro meses, eu quase não entrava assistia aula dela, na verdade não via quase nenhuma.
Passadas, porém, as férias de julho resolvi que deveria finalmente estrear nas aulas para quem sabe, um dia, me formar em comunicação social. Foi aí que comecei a gostar daquela piração.
E umas coisas que mais me chamaram a atenção naquelas manhãs de terça-feira era a reflexão sobre a verdade. Eu nunca tinha pensando que a verdade é variável e que depende bastante de referências, repertório e etc.
Pois dias desses tive um exemplo de como a referência muda uma verdade de forma significativa.
Um amigo recebeu uma nova proposta de trabalho e não estava decidido a aceitar, muitas dúvidas estavam na cabeça do rapaz. Aí ele veio conversar comigo a respeito, queria saber da minha opinião.
Sua principal dúvida era com relação ao salário, que não era muita diferença entre o que ele ganhava e o que viria a receber. A proposta dos interessados era apenas “12 mil” reais maior que o salário que ele recebia.
E o pior, concordei com ele que a proposta não era assim tão tentadora. Mas existia outras vantagens, expliquei eu, que eram mais importantes nesse momento. Era uma empresa maior, maior visibilidade e etc.
No meu lugar só pelos 12 mil eu daria até pirueta. Não precisava ser 12 mil a mais, como era o caso dele. Mas para ele era pouca coisa mesmo. Menos de 30% do que ele recebia e que não mudaria a vida dele.
Minha professora, de quem não lembro o nome, tinha razão.

Um comentário:

Camilinha disse...

Ah, o nome dela não era Maria Helena? eheheheeh